Ser brasileiro.





O que posso fazer se tenho orgulho de ser brasileiro
se não nasci no estrangeiro e falo fluentemente a minha língua ?

O que que eu tenho a perder quando pouco me resta
e quando junto um pouco o imposto me deleta?

O que a vida dá de bom a um sujeito como eu
que acorda antes do sol nascer e volta pra casa no fim do dia
cansado,desgastado e de estômago vazio?

O que são esses olhos de esperança
de um homem que vive de lembrança e que
não sabe mais o que amanhã acontecerá?

O que procurar,onde encontrar um alguém
que me convença que tudo não passou de
um pesadelo e que voltarei a ser aquele
cara maneiro que podia sentar pra ver uma
partida de futebol e sonhar?

Onde estão as marcas que ficaram no chão,
pois agora só reconheço as das minhas mãos,
calejadas de tanto trabalhar?

Onde estão : a coragem,o otimismo e a paixão
que eu via no meu velho espelho?
Porque tenho apenas mágoa e uma vontade
estranha de me esconder com vergonha de mim mesmo.

Comentários

Rodrigo disse…
Esse poema mostra bem o que sentimos todos nós que gostamos do Brasil e vemos com muita tristeza tudo isso que está acontecendo, ou melhor, que continua acontecendo com nosso país. Fico muito triste, eu não quero perder a esperança de ver um Brasil melhor. O problema é que pelo jeito, será preciso procurá-la em algum lugar.
Rafa disse…
Oi Lia,
Tava passeando pela rede e acabei chegando no seu blog.
Eu também moro no ES e gostei muito da sua poesia.
É assim que eu me sinto também, vendo o Brasil afundando do jeito que tá... mas, sigamos adiante, não é mesmo?
abraços..
Wilton Chaves disse…
Bom dia!
Um bonito retrato do brasileiro, com as nuanças de nossa triste e verdadeira realidade, A que está diante de nossos olhos e nos incomodam profudamente.Um jeito de ser brasileiro, uma leitura simples e sincera do nosso sentimento.
Anônimo disse…
Lia: Alguém que admira seu Blog votou nele na eleição dos “10 Blogs Mais Queridos Pelos Blogueiros". Trata-se de uma votação séria, onde não há opções ou quantidades de Blogs a serem votados. É bem simples: você indica seus links preferidos e eles são computados. Há diversas tribos de Blogs participando, e os 10 mais lembrados certamente merecerão destaque, já que ninguém sabe, até agora, quem obteve mais de um voto, o que dá caráter de imparcialidade ao desafio. Quanto mais votos, maiores as chances de um Blog ser citado diversas vezes, e o dono do Blog terá condições de aferir quão querido é seu espaço. E quanto mais gente votando, mais séria e digna será a pesquisa, com resultados incontestáveis. Meus parabéns por ter seu Blog lembrado, é fruto de seu carisma e de seu talento. Até breve. A gente se Bloga por aí.
Lena disse…
Coragem, otimismo e paixão são coisas raras hoje em dia. A vergonha é o sentimento mais comum, infelizmente. Mas ainda acredito que nós conseguiremos viver em um Brasil melhor, pode apostar! Bjo e bom fim de semana, Lia!
Laura_Diz disse…
Lia, ando sentindo isto, tristeza e vergonha. que m... este povo fez.
Já foi votar? votei em vc tbm, dá pra votar em qtos quiser, estou escolhendo os que eu acho imperdíveis.
bj laura.
Henrique Luna disse…
Tá complicado, gente... E é justamente quando se inicia campanhas do tipo "O melhor do brasil é o brasileiro" que esses escândalos começam a pipocar... Quero manter as esperanças e o orgulho de ser chamado brasileiro.

Beijão


Ps. Gostei demais da tua sugestão lá no blog. Vamos tocar a idéia pra frente. :)
Jôka P. disse…
Lia, esse poema é mesmo muito bonito.
Estou bastante sensibilizado, principalmente nesses ultimos dias em que é preciso tomar fôlego a cada minuto para se poder seguir em frente.
bjs cariocas,
JÔKA P.
Jôka P. disse…
Quero ressaltar também as imagens que usa como ilustração, que são belas e perfeitamente adequadas.
Tudo de bom, Lia !
Laura_Diz disse…
não estou conseguindo te mandar nada via email. bj laura