Sonhos de menino.




" Livros não mudam o mundo,
quem muda o mundo são as pessoas.
Os livros só mudam as pessoas."
Caio Graco.


Meu filho mais velho deu ao meu filho mais novo,no seu décimo primeiro aniversário
" O Pequeno Príncipe"de Saint-Exupéry que ganhou uma nova edição.Páginas com
folhas mais resistentes e com a história de toda a trajetória do autor até chegar ao
livro.Saint-Exupéry conta que desde os seis anos já imaginava dentro da sua infância feliz,apesar
de sofrida,tudo o que depois viraria essa história lida e admirada por crianças e adultos
milhões e milhões ,traduzida para oitenta línguas.Uma história com aparência simples
e ingênua,mas que comoveu e comove ainda a tantas pessoas.
Encontrei o mesmo livro,que eu havia dado ao meu filho mais velho há mais de quinze
anos.Capa rasgada,páginas gastas,com uma carinhosa dedicatória que coloquei para ele,
que desde pequeno adorava ler,e que hoje se tornou um excelente escritor,com um livro
a espera de lançamento pela Universidade Federal do ES,entre tantas poesias e manuscritos
que ele há muito produz.E que também se inspirou neste comovente ato de presentear uma
criança com esse instrumento poderoso que é um livro,e também fez a sua dedicatória espe-
cialmente para o irmão:"Esse é um presente sem resposta,um livro para a vida toda ou a vida
toda num livro?Se é com vinte anos que iniciamos a vida adulta,bem- vindo a segunda metade
da sua infância.Que esses próximos anos(antes de virar adulto) te mostre o quanto é importante
ser criança para sempre.Certa vez escrevi pra você um poema que mais parecia pra mim,"Quar-
to separado dói no fundo de tudo".Dizem que comemorar aniversário é uma coisa humana,boba.
Comemoremos então com um bobo gesto de amor.Que desse seu pequeno planetinha,surja um
futuro brilhante e corajoso .Assim é você.Feliz vida!Feliz sorriso!
( Fabrício e Matheus são minhas paixões,e vivem causando,como os livros,constantes mudanças em mim.

Comentários

Wilton Chaves disse…
Bom dia!
Querida, partilho desta sua visão sobre livros. Para mim, representou muito nos vários momentos de minha trajetória.De leitor, me transformei em livreiro, distribuidor e por fim editor.O meu prazer de ler começou em uma coleção das obras de Monteiro Lobato. De lá prá cá, sempre envolvido com livros, penso de imediato, se não transforma o mundo pelo menos ajuda a nos transformar.Um grande beijo
Laura_Diz disse…
Que lindo! qual é a diferença de idade entre eles? tão bom ver os filhos assim amigos, é um presente dos deuses. Os meus se amam muito também. bj laura
Lena disse…
Filhos são nosso maior tesouro, fonte de aprendizado para toda a vida. Aqui em casa também incentivo o João Pedro a ler, ele tem um monte de livrinho e já sabe as historinhas de cór e salteado. Acho que os livros nos ajudam a sonhar, a transcender a um mundo melhor, cheio de magia. Um abraço!
Jôka P. disse…
Não gosto de juntar livros que já li, passo todos adiante para dar a oprtunidade de outras pessoas aproveitarem...
Aliás, não gosto de juntar quase nada. Detesto armários cheios, estantes repletas, gavetas lotadas, todos os tipos de enfeites. Odeio bagunça.
Sou minimalista.
Quanto ao Pequeno Príncipe, rolou durante um tempão a idéia de era livrinho de Miss, né ?
Acho isso um preconceito, pois é um livro bonito, que atravessa gerações.
Além das ilustrações que são sensíveis e simplesmente lindas.

Parabéns por ter filhos tão bacanas.
Não é pra qualquer uma, não, viu ?

Bjs, JÔKA P.
Rodrigo disse…
Na minha vida os livros também são algo muito importante. Por gostar de ler é que decidi escrever, e por isso decidi criar o meu blog. Como disse o Wilton, se os livros não transformam o mundo, pelo menos ajudam a nos transformar. No dia em que eu tiver filhos, farei de tudo para que eles leiam bastante e vejam o mínimo de TV.
Lena disse…
Oi, dona moça, está tudo bem com você? Tenha um bom dia!
Gil Dantas disse…
Vi o seu comentário no meu blog e tb adorei o seu. As fotografias bem escolhidas, os textos interessantes, principalmente este, identifiquei-me mto com ele. Qdo criança meu pai me deu de presente "O pequeno príncipe", talvez foi daí que surgiu o meu interesse pela literatura. Gostar de ler e escrever. Com certeza o livro é um dos presentes mais enriquecdedores que alguém pode ter. Ainda mais para uma criança que vive essa fase intensa do imaginar. ;)
Anônimo disse…
Lia querida, fabuloso! Como amante dos livros e Produtora Editorial sou fascinanda por este mundo livreiro. Como dizia Millôr Fernandes sabiamente: "Livro não enguiça". É nosso eterno companheiro.
Um abraço carinhoso
Jane Marques
Isis B. disse…
Lia:
livros são preciosos. Eu não deixo colocarem dedicatória nos meus, porque morro de dó- imagino os livros como entidades superiores (não são eles que passam nas nossas vidas, somos nós que passamos na vida deles).
Mas gosto dessas dedicatórias emocionantes, acho lindo abrir um livro de 15, 20, 30 anos atrás e ver de novo quem éramos e o que pensávamos naquele momento.
Beijos
Clementine K.
Vivian Massignan disse…
Adorei a dedicatória do seu filho. Tem bem a quem puxar!
beijos