Através de mim mesma



Se você atravessar um espelho
e tiver a coragem de olhar para trás
você não vai ver nada.

Wesley Duke Lee




Decidi certo dia não olhar mais para o que passou.Viver sem referências,sem apelos ao saudosismo.Porque quando eu era  adolescente uma tia me disse que eu era saudosista tal e qual meu pai e meu avô,ambos poetas e sofredores natos.E então decidi sair do círculo da dor ao qual estavam fadados os tais saudosistas.E bailei,ou melhor,como mulher moderna que sou: dancei mesmo.Como eu poderia me desvencilhar do passado,não  visitá-lo nos momentos mais frágeis,ou mesmo  não percorrê-lo em toda a sua imensidão? Se era de poesia que eu vivia,era a poesia que eu transpirava e  me inspirava nas vertigens ou acertivas da minha vida?Mesmo nos períodos mais intensos e compostos de felicidade.No passado eu criava um vínculo mais fecundo pra compreender todo aquele processo de  harmonia que me rodeava e queria permanecer para sempre ,e que por isso mesmo durava menos tempo do que deveria.Sou saudosista assumida agora posso gritar aos quatro ventos.E não tenho mais vergonha ou temor de o ser.Porque sei que o passado tem lá suas grandes armadilhas,mas consegue com muita eficácia nutrir  minhas fortes espectativas nesse presente vivido   e participar de alguma forma na composição de um frutífero amanhã.

Comentários

Angela Ursa disse…
Amiga Lia, também acho que o passado tem muita importância porque ele nos constitui, nos modifica, nos nutre com belas lembranças, nos fez crescer com suas vivências, inclusive as dolorosas. Beijos e carinho da Angela Ursa
Lia Noronha disse…
Ursa: vc na sua floresta..sabe bem que o passado se mescla ao presente..e propicia o futuro que projetamos.
bjs e obrigada pela visita queirda amiga.
Unknown disse…
Saudades de tudo que eu ainda não vi
E sentir mais além do que já não cabe
As palavras - chave do poema à pena
Pequenas releituras de mim mesmo
Que a esmo se desenha ao sabor das tardes
E das Manhãs
Insanas representações do cotidiano
Reflexo de espelho de tantos medos
E erros que insistimos de não tentar cometê-los
Se vem, sem receio de novo recebo
Outra oportunidade a não ser perdida
Na Roda da Vida.
Lia Noronha disse…
Marcelo: obrigada por sua poesia..invadir o meu Cotidiano.
Abraços carinhosos pr ati
Ava disse…
Lia, realmente é impossível se desvencilhar do passado, apagar nossas lembranças...
Como apagar o que nos ficou tatuado na alma.. Se é em nossas lembranças que está toda a nossa história de vida...

Sim.. a gente sofre... ser saudosista sofre!!! rs

Mas é tão bom... Temos tantos baús para revirar a procurar de nossas histórias...


Um beijo carinhoso!
Lia Noronha disse…
Ava: vc ja faz parte da historia do meu Cotidiano...adoro as suas visitas..e te visitar muito mais ainda!!!
Fique na paz querida e volte muitas vezes mais.
Mônica Montone disse…
querida, também ando nessa vibe, acho que é por conta da terapia, rs*

beijoca e axé nesse ano!

ah, e obrigada pela visitinha ao blog em dias outros

...
Lia Noronha disse…
Princesa: a terapia mexe mesmo com o fundo das nossas lembranças...aquelas bem adormecidas...e pode ser bom ou ruim...dependendo da forma que encaramos.bjss
A.S. disse…
Lia,

O passado é agora apenas recordação. Importa construir o futuro num horizonte de esperança e lutar pelos nossos sonhos! Ser Feliz é algo que nos estimula e nos dá força e confiança!

Beijos...
AL
Lia Noronha disse…
A.S...ser feliz é a busca constante de todos nós...abraço carinhosos pra ti.