Sem fim



Um tempo onde a simplicidade virou artigo de luxo.Acordar e ver que a natureza implora por melhores dias.E que poderíamos viver em harmonia com ela .Sem tantos artifícios.As tais atitudes manipuladas.Visando muito mais o poder do imediatismo.Dos velhos hábitos saudáveis.Restam apenas o saudosismo e o gostinho do queremos mais.Aquele cheiro do fogão a lenha que anunciava que a comida estava no caminho artesanal que o apetite permitisse.Ele era sempre aguçado pelo cheiro e pelas cores sempre vivas e bonitas desses alimentos.Que pelos olhos já tinham a capacidade de nos nutrir.Sem falar no sabor delicadamente e calmamente curtido . Verdade que tudo era curtido.Não nesse sentido banal e passageiro com que esse termo é utilizado na modernidade.O doce passava por todo um caramelar e temperar com especiarias variadas.E passava de um tacho para o outro até tomar uma consistência ideal.Sem falar nos salgados curtidos nos temperos e deixados ao sol ou ao banho de lua por noites a fio.As frutas tiradas do pé amadurecidas ou mesmo caídas de vez.O simples fato de vermos no pé ou próximo a ele. Já trazia o gosto e o encanto do saborear cada pedacinho.Tudo tinha mais vida e o próprio viver tornava-se mais interessante.Porque era feito de conquistas diárias e que cultivávamos com esmero para que tornarem-se eternas.No sentido mais profundo da palavra eternidade:duração de algo que não teria começo nem fim.

Comentários

Temos um vício, Dona Lia. De valorizarmos só que ganhamos na hora e não o que levamos no tempo
E o tempo, para nós, é uma das maiores conquistas
Lia Noronha disse…
Verdade dono do sindicato...e o melhor...é que guardamos no coração!! abraços carinhosos pr ati.
Denise Carreiro disse…
Lia, belas reflexões! Como tudo, ganhamos de um lado e perdemos de outro.
Obrigada por sua visita. Vim retribuir. Adorei seu cantinho. Muita paz!
Lia Noronha disse…
Obrigada pela carinhosa visita Denise.abraçosss
Evanir disse…
Tenho andado ausente infelizmente
mais de alguma forma lutando.
Eu sei , que no mundo teremos grandes aflições
com fé e muita garra vou seguindo com grande luta
minha viagem.
Deus abençoe seu Domingo
e da sua família.
Beijos no coração , Evanir.
Lia Noronha disse…
Evanir: bons ventos o trouxeram no meu Cotidiano.abraços de bom Domingo pra ti.
maria claudete disse…
Cara Lia é sempre um prazer ler tuas crônicas, sabe...O que move minha paixão pela terra e pelo passado vivido é minha história interiorana,ruralista mesmo...Estive hoje comentando com algumas pessoas que chegam aqui em casa pela primeira vez ( moro numa granja distante 15km do centro de recife) , da saudade de tudo que está sendo narrado por você, por isso destaco : " Porque era feito de conquistas diárias e que cultivávamos com esmero para que tornarem-se eternas". Minha linda ainda faço doces caseiros do jeito que minha vó passou para minha mãe (90 anos) me ensinou;não é saudosimo é uma busca do que foi bom.Beijos
Amei!
Lia Noronha disse…
Claudete: que bom saber que vc vive rodeada desses feitos abençoado...por isso é tão iluminada!! bjins e obrigada pela visitinha ao meu Cotidiano.